Desenvolvimento & Linguagens 24 Jul 2007 16:07

Qual linguagem usar para integração com hardware?

Bom, esse é uma das perguntas que sempre ficam na minha cabeça. Trabalhando com as MIOS que apresentei no site, sempre fiz o serviço de comunicação em JAVA com interface WEB em PHP ou até em JSP.. Mas em JAVA, preciso de DLLs e properties específicos para escrever na porta SERIAL por exemplo. Dentre as linguagens existentes, qual você acha mais interessante para integrarem com placas via SERIAL e/ou ETHERNET??

Atualmente a minha empresa decidiu que irá começar a desenvolver softwares para WIN e não apenas para WEB. Discutimos vários dias sobre ql seria a melhor tecnologia, em termos de performace, curva de aprendizado e produtividade. Bom, resumindo a história, a decisão foi a proprietária da Microsoft, .NET. Ae comecei a pensar na possibilidade de fazer meus software pra “bater relés e ler inputs” em WIN. Estou mexendo bastante com Sockets e portas Seriais com C#.NET que por sinal está apresentando melhores resultados que o Java, até pq é uma linguagem totalmente integrada com o sistema operacional.

 Bom, gostaria de saber a opinião de vcs, sobre qual linguagem usar em software que integram com hardwares. Dificuldade da linguagem, produtividade, integrações com o sistema operacional, visando usar portas de comunicação como serial e paralela. Estou testando uma MIO800 com um software em C#.NET. Por incrível que pareça, já estou batendo os relés numa boa, mudando o IP e tudo mais. Só estou planejando uma interface legal e prática para usuários.

Outra idéia também é deixar o software pro cliente desenvolver pro seu próprio cliente. Através do C#.NET eu poderia fazer uma DLL com as implementações de comunicação, e apenas liberar a documentação com métodos que o programador pode chamar para fazer as ações na placa. Facilitaria mto para programadores que não entendem mto a parte de comunicação “baixo-nível”, e facilitaria também pra mim pois a placa passaria a se adequar a qualquer necessidade do cliente.

Adicione ao del.icio.us

16 Respostas para “Qual linguagem usar para integração com hardware?”

  1. em 07 Aug 2007 as 4:35 pm 1.Luciano disse …

    Tua empresa fornece que tipo de equipamentos? fornece software de controle?

  2. em 08 Aug 2007 as 1:00 am 2.Rafael Quines disse …

    Na verdade, a empresa é destinada a desenvolvimento e aplicação de equipamentos. Além de criar equipamentos específicos para cada caso, ainda faz o software para a comunicação com esse equipamento…

    Obrigado

  3. em 10 Aug 2007 as 6:19 am 3.Raul disse …

    Ola amigo… desculpa ta mandando mensagem por aqui… mas é q eu to meio desesperado!!! eu vi um tutorial seu a respeito de porta paralela com led’s e axei bem interessante!!!
    sou estudante de informática e tenho q apresentar um trabalho de iniciação cientifica e gostaria de apresentar isso mas por ex: fazer uma maquete com leds em cada comodo e atraves de um sisteminha acender e apagar as luzes de um comodo desejado!!! q q vc axa? isso seria viável?? seria muito dificil?? se naum for te atrapalhar pesso para que me de algumas dicas pois esse trabalho é muito importante para mim!!! grato e se puder me adicionar é: rjfneto@hotmail.com

  4. em 10 Aug 2007 as 10:13 am 4.Luciano disse …

    Não é muito dificil nao, na verade é bem simples…dê uma pesquisada até mesmo nesse site aqui que é ótimo e vc vai encontrar muitas dicas, seu projeto é bem interressante, boa sorte!

  5. em 10 Aug 2007 as 10:22 am 5.Raul disse …

    Obrigado pelo apoio Luciano!!! se der tudo certo vou postar pra vcs da uma conferida!!!

    Gratoo

  6. em 10 Aug 2007 as 10:40 am 6.Rafael Quines disse …

    Olá amigo, desculpe não ter respondido antes.. Mas kra, é bem simples. Acredito que com todas as informações que já postei aqui, é possível sim fazer esse seu trabalho. Aconselho a começar a fazer e qualquer dúvida mais específica pode postar por aqui que eu e os visitantes teremos o prazer de ajudar…

    Flw

  7. em 22 Oct 2007 as 4:00 am 7.Luis Eduardo Bohrer da Silva disse …

    Fala Rafael Quines;
    Cara, referente ao seu post.

    Muitos desenvolvedores, programadores e até arquitetos megalomaniacos levam sempre essa parte do desenvolvimento para o que seriam mais “portável”, “escalável”, “estensível”, e o que acabam conseguindo? Uma bela CACA por se dizer.
    Tornando tudo mais complexo, acoplado, difícil e caro. Sem contar ainda que em muitas dessas vezes o que se faz com toda essa tralha tecnológica é exatamente enviar essa “escalabilidade”, “portabilidade”, “estensibilidade” para o limbo.

    Se o foco de seus projetos, são clientes especificamente em estações com windows, porque não a tecnologia proprietária da microsoft? E acredito que certamente para esse ambiente a mesma não iria deixar barato a portabilidade com seus sistemas.

    Foque na sua necessidade, na sua realidade.

    Até por que, se formos medir toda a agressiva curva de complexidade que seria mudar qualquer que seja o item definido como pré-requisito de seu software, será muito mais complexo mexer em tudo o que ja está (e estaria na escolha de uma tecnologia mais flexível) acoplado a tal ambiente.

    Acredito que se seu cliente em especifico requer o que está dispondo a ele com o .NET, estás no caminho certo.

    Desculpe todo o texto, é que me empolgo.
    Obrigado.

  8. em 24 Oct 2007 as 7:17 am 8.Rafael Quines disse …

    Opa, e ae kra…
    Po, andou pensando mesmo no assunto hein…

    A moral é a sua frase ali: “Foque na sua necessidade, na sua realidade.”

    Valeu pelo comentário..

    Abraços.

    T+

  9. em 17 Jan 2008 as 3:32 pm 9.Rafael Quines disse …

    Rafael, trabalho com manutenção de elevador e tem alguns que funcionam a relé. será que é muito complicado criar uma comunicação entre o quadro a relé e o computador, para monitorar o funcionamento do mesmo.

  10. em 17 Jan 2008 as 3:34 pm 10.Gilcélio disse …

    Perdão rafael coloquei o seu nome

  11. em 17 Jan 2008 as 5:58 pm 11.Rafael Quines disse …

    Certo, sem problemas.

    Seguinte, a parte complicada de conectar um computador a um quadro é a parte da interpretação, da parte do quadro, da interface de rede que comunicaria com o computador. Ou então pela própria serial. Teria que ter um software na placa, que recebesse os dados do computador, e através de IOs, controlasse os relés… é mais ou menos isso..

    flw

  12. em 18 Jan 2008 as 12:40 pm 12.Gilcélio disse …

    Rafael,,,

    vamos lá, o que eu quero na verdade é saber se o relé entrou ou saiu, pra facilitar na resolução de defeitos.O comando é antigo portanto se eu estiver com um defeito intermitente tenho que ficar de olho em vários relés ao mesmo tempo.
    Quando o relé entra manda sinal 1, quando cai manda 0, mas comunicar com o pc é o meu calo…..

    Se vc tiver alguma idéia te agradeço……Valew

    Gilcélio

  13. em 18 Jan 2008 as 1:29 pm 13.Rafael Quines disse …

    Kra, vc poderia usar a porta paralela da impressora. Os 1 e 0 que o rele manda, vc poderia conectar na impressora, só teria que ver a questão da tensão… Via software vc consegue detectar essas variações..

    flw

  14. em 19 Jan 2008 as 3:51 am 14.Gilcélio disse …

    meu problema na verdade é o software que eu não sei qual poderia usar,

  15. em 19 Jun 2008 as 11:05 am 15.Lopo Lencastre de Almeida disse …

    Em http://www.realtimelinuxfoundation.org/events/licws-2003/ws.html pode haver alguma info que lhe interesse.

  16. em 19 Jun 2008 as 11:11 am 16.Lopo Lencastre de Almeida disse …

    Parallel port based control system

    A control system by using rtlinux and the tb486 board mostly by a parallel port interface. parapin makes it easy to write C code under Linux that controls individual pins on a PC parallel port. This kind of control is very useful for electronics projects that use the PC’s parallel port as a generic digital I/O interface. Parapin goes to great lengths to insulate the programmer from the somewhat complex parallel port programming interface provided by the PC hardware, making it easy to use the parallel port for digital I/O. By the same token, this abstraction also makes Parapin less useful in applications that need to actually use the parallel port as a parallel port (e.g., for talking to a printer).

    http://parapin.sourceforge.net/

Trackback This Post | Inscreva-se no RSS Feed dos comentátios

Responda