Eletrônica 13 Sep 2008 05:41
Arduino Placa de Desenvolvimento Open-Source
Arduino é um projeto de circuito baseado em microprocessador de código aberto, da indústria Atmel. Uma placa fÃsica em código aberto baseada em um circuito de entradas/saÃdas simples. É também um ambiente de desenvolvimento do software Arduino. Sua linguagem de programação Arduino é uma implementação do Wiring, construÃda em Processing.

O Arduino pode ser usado para desenvolver objetos interativos, tomando entradas de vários switches ou sensores, e controlando uma variedade de luzes, motores, mecanismos, entre outras saÃdas. Os projetos do Arduino podem tanto ser autônomos, como se comunicar com softwares.
As placas podem ser montadas à mão ou compradas; o código fonte IDE é livre, podendo ser baixado no próprio site do Arduino.
Como o Arduino é um produto dos EUA, por ser de código aberto, as empresas de desenvolvimento de hardware muitas vezes desenvolvem as suas. Por exemplo, eu comprei a Tatuino que é a versão fabricada pela Tato 100% compatÃvel com o Arduino. Como o Tatuino, existem Severino, Freeduino, etc.
É uma excelente placa de desenvolvimento para quem precisa fazer projetos de hardware, e muitas vezes não tem tanto conhecimento de eletrônica. Já tem na internet uma série de bibliotecas (C++) que podem ser incluÃdas no seu código fonte p/ as mais variadas funções, ex: Serial, Interrupção de Timer, Manchester (RF), etc. Segue as especificações:
Microcontroller ATmega168
Operating Voltage 5V
Input Voltage (recommended) 7-12 V
Input Voltage (limits) 6-20 V
Digital I/O Pins 14 (of which 6 provide PWM output)
Analog Input Pins 6
DC Current per I/O Pin 40 mA
DC Current for 3.3V Pin 50 mA
Flash Memory 16 KB (of which 2 KB used by bootloader)
SRAM 1 KB
EEPROM 512 bytes
Clock Speed 16 MHz
E o mais interessante é que não necessita de nenhum hardware adicional para fazer a gravação no microcontrolador. Ele já vem com um BootLoader, capaz de receber todo o seu programa via serial (no caso do Arduino, ele vem com um CI da FTDI que transforma USB x Serial, assim pode conectar na USB do PC). Mas com essas especificações, já dá pra brincar um pouquinho neh…
Adicione ao del.icio.us

em 30 Sep 2008 as 5:36 am 1.Jerônimo Queiroz disse …
Que tipo de automaçõe é possivel ser feito com esta placa?
em 30 Sep 2008 as 5:40 am 2.Rafael Quines disse …
Bom, na verdade essa placa não é uma placa de automação, e sim, uma placa de desenvolvimento p/ qualquer tipo de necessidade.
Vc desenvolve um software em C++ no PC, e grava no CHIP que está nessa placa. Com isso, consegue controlar os IOs da placa. Mas tipo, nada te impede de colocar um relé em um dos pinos e controlar esse relé via Serial do micro. Com um relé, poderia ligar lâmpadas, motores, ar-condicionado, etc. Inclusive estou desenvolvendo um projeto mais ou menos assim, com entradas e saÃdas com comunicação serial, porém, só usa a serial p/ configurá-la, depois ela funciona stand-alone. Mas essa placa do post serve apenas p/testes. Estou desenvolvendo meu próprio hardware e usando o chip dessa placa.
Flw
em 30 Sep 2008 as 8:12 am 3.jeronimo disse …
Bacana o seu blog Rafael, o open-hardware precisa ser divulgado para que todos possam criar seus dispositivos customizados do jeito que quiser e coma as funcionalidades que precisar .
Abs,
Jeronimo
www.blogdoje.com.br
Arduino, Avr & ARM
em 30 Sep 2008 as 8:46 am 4.Rafael Quines disse …
Blz, mto Obrigado.
Pois é, acho mto interessante essa iniciativa.
Conheci há alguns meses o Arduino, e seu site foi uma boa fonte de referência. Já estou na fase de montagem do meu primeiro projeto usando o Arduino p/ testes, com o ATMEGA168.
Tenho feito alguns shilds pro arduino, componentes como RTC e talz, pra testar na minha aplicação. Breve estarei publicando aqui.
Abraço
em 23 Oct 2008 as 3:31 pm 5.Adilson disse …
Legal sua divulgação, Rafael. Quanto mais, melhor.
Só gostaria de fazer duas correções (sem importância significativa, só as faço a tÃtulo de divulgação da informação correta):
o Arduino não é um produto dos EUA. O projeto original foi desenvolvido por pessoas de várias nacionalidades, e as placas são produzidas na Itália.
Veja matéria recente na Wired Magazine (http://www.wired.com/techbiz/startups/magazine/16-11/ff_openmanufacturing?currentPage=all)
E Severino é um Arduino, assim como o Diecimila, mas com projeto brasileiro. Freeduino e Tatuino, esses sim, são clones.
Mais uma vez parabéns, e continue postando e divulgando.
em 12 Nov 2008 as 2:08 am 6.Renato Pasqua Junior disse …
Rafael, bom dia, estou interessado em fazer meus próprios Arduinos. A dúvida que tenho e a respeito do bootloader, vc sabe onde conseguir e como carregar no microcontrolador
obrigado
em 12 Nov 2008 as 3:42 am 7.Rafael Quines disse …
Olá amigo. Isso é tranquilo. Com a própria IDE que vc baixa pra programar, já vem com os .HEX com o BOOT. e pra gravar no chip com isso, vc faz via linha de comando com alguns executáveis e tal, dá uma olhada nesse material:
Aqui tem o que vc precisa, eu já fiz funcionar…
http://www.geocities.jp/arduino_diecimila/bootloader/index_en.html
t+
em 13 Nov 2008 as 11:08 am 8.Renato Pasqua Junior disse …
Valeu Rafael, se vc puder me passe seu email porque preciso de tirara mais algumas dúvidas. Dentre elas e se funciona sem boot.
Obrigado
em 13 Nov 2008 as 11:34 am 9.Rafael Quines disse …
Certo, desta mesma maneira que vc passa pro atmega o .hex do bootloader, poderia passar o .hex do seu código fonte, sem problema nenhum..
abraço.
em 28 Nov 2008 as 9:43 am 10.Rafael Quines disse …
Legal AdÃlson. Obrigado pela sua ajuda…